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    Câimbra, por que dessa dor?


    Postado em 02/09/2020


    As dores da câimbra podem nos pegar desprevenidos em meio a uma atividade física ou até mesmo durante o sono. E mesmo sendo relativamente comum, esse tipo de dor também é um sinal de alerta.

    Isso porque as câimbras podem ocorrer devido à desidratação do corpo, algum esforço muscular exagerado, falta de nutrientes, bem como alguma patologia.

    Por isso, é importante compreender melhor esse fenômeno, saber mais sobre suas causas e, claro, saber como aliviar a dor e se prevenir. Continue a leitura e saiba mais sobre a câimbra e como evitá-la!

    Afinal, o que é câimbra?


    De forma simplista, a câimbra pode ser definida como uma contração involuntária e vigorosa de um ou mais grupo muscular. Ela ocorre com mais frequência nas pernas e nos pés, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo. Mas não é só isso!

    Segundo Priscila Libânio, fisioterapeuta e coordenadora da equipe multidisciplinar do Hospital Lifecenter, a câimbra é um fenômeno multifatorial. A profissional salienta que essas dores podem ser provocadas por desidratação, perda de sais minerais (o chamado desbalanço hidroeletrolítico) e fadiga muscular. Essas causas podem ocorrer juntas ou separadamente.

    O momento em que a câimbra ocorre também revela informações sobre ela, visto que as câimbras musculares e câimbras noturnas são fenômenos diferentes. “Câimbra muscular geralmente é causada pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais. Já as câimbras noturnas na perna sugerem a associação com algumas doenças sistêmicas”, informa Libânio.

    Este fenômeno também varia de tempo de duração, uma vez que as dores podem durar alguns segundos ou se estender por vários minutos. 

    Mas, o que causa a câimbra? É o que veremos agora.

    O que causa a câimbra?


    A câimbra pode ser causada por diferentes motivos. E de acordo com o Dr. Caio Ribeiro, coordenador da cardiologia e da UTI cardiológica do Hospital Lifecenter: “as  causas mais comuns estão relacionadas ao uso excessivo de um grupo muscular, desidratação ou distensão muscular”. 

    O cardiologista completa que existem outras formas de câimbras ou dores musculares que não associadas aos exercícios. Essas podem estar relacionadas com:

    >> Compressão de nervos;
    >> Alteração de íons como potássio e magnésio no sangue;
    >> Doença dos vasos dos membros.

    Atividade física: causa ou solução para a câimbra?


    Muitas pessoas sentem câimbras durante atividades físicas. Por isso, fica a dúvida: os exercícios são a causa ou a solução para as câimbras?

    Segundo o Ministério da Saúde, a prática incorreta de exercícios físicos pode ocasionar essas dores. O mesmo é revelado por Ribeiro, que também nos lembra que a hidratação durante o exercício e a execução de atividades adequadas ao seu condicionamento são essenciais para prevenção da câimbra.

    Por sua vez, a fisioterapeuta Priscila Libânio salienta que a câimbra também pode ser resultado de ações repetidas, como por exemplo digitar e passar muito tempo na mesma posição.

    Quais doenças contribuem para quadros de câimbra?


    Como vimos acima, nem sempre os episódios de câimbra estão associados a desidratação, desbalanço hidroeletrolítico ou  fadiga muscular. Às vezes, ela pode estar relacionada com alguma patologia.

    Libânio nos explica que a câimbra pode ser o sinal de alguma doença. Por exemplo, existem enfermidades que pode causar câimbra são:

    >> Diabetes;
    >> Hipotireoidismo;
    >> Insuficiência renal;
    >> Distúrbios neurológicos;
    >> Lesões vasculares. 

    “Um grupo que sofre bastante com o problema é o das gestantes, e por um conjunto de fatores: peso adicional e mudanças na postura, impondo estresse aos músculos; alterações na circulação sanguínea e no aporte de sangue aos músculos e diminuição na quantidade de minerais no organismo”, lembra Priscilla.  

    O uso de alguns medicamentos também podem provocar as dores. Entre eles estão:

    >> Estatinas, para controle do colesterol;
    >> Quimioterápicos, para tratamento do câncer;
    >> Diuréticos, para hipertensão arterial.

    Agora, mais importante que identificar as câimbras é evitá-las. Então, continue lendo este artigo para saber como.

    Como prevenir câimbras?


    Uma boa hidratação, exercícios de alongamento antes e depois de exercícios e uma alimentação balanceada são práticas preventivas indicadas por ambos os profissionais entrevistados.

    Sobre a nutrição e alimentação, Priscilla Libânio coloca que “alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, como frutas e legumes, são importantes para o funcionamento dos músculos”.

    Abaixo, falamos sobre um alimento específico muito comentado quando o assunto são as câimbras: a banana. Leia agora!

    Banana para câimbra: remédio ou mito?


    A ideia de que a banana pode evitar ou auxiliar no tratamento das câimbras não é de toda falsa.

    Porém, a ingestão de banana não auxilia em todos os tipos de câimbra. Dr. Caio Ribeiro explica que essa fruta é rica em potássio e magnésio. Assim, ela pode ajudar a prevenir as câimbras especificamente relacionadas a deficiência destes íons.

    Além da banana, também existem outros alimentos com as mesmas características. E, tão importante quanto uma alimentação saudável, está a hidratação frequente, que também ajuda na prevenção. 

    Como aliviar a dor da câimbra?


    Para Priscilla Libânio, “a solução para as câimbras quanto ocorre a dor é tentar relaxar, alongar levemente o local afetado e fazer uma massagem suave. Se mesmo assim os espasmos persistirem, aí é fundamental consultar um médico. Ele irá investigar as possíveis causas e realizar o tratamento mais adequado”.

    A fisioterapeuta e coordenadora da equipe multidisciplinar do Lifecenter também sugere algumas atividades que podem ajudar no alívio da câimbra. Confira!

    Alongamento e massagem para câimbra


    “Alongar o músculo em espasmo e massagear a área afetada com movimentos circulares são técnicas fundamentais para promover o relaxamento da musculatura e alívio da dor”, diz Priscilla.

    Ela também indica que no caso de câimbras nas pernas, a pessoa deve ficar de pé e colocar o peso sobre a perna acometida. “Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, e esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos”, completa a profissional.

    Uso de compressas


    Da mesma forma, segundo Libânio, as compressas de água quente promovem um relaxamento muscular, o que auxilia no alívio das dores.

    Agora que você já sabe mais sobre câimbras, suas causas e como se prevenir, que tal compartilhar o artigo com seus amigos e familiares? E nos conte nos comentários se você sofre com esse problema. 

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    Este post possui 1 comentário.
    Responder Maria Aparecida 02/09/2020 22:47:59

    Perfeito o conteúdo sobre caimbras, nas exposições feitas pela fisioterapeuta Prscila Gonçalves Libanio. Orientar pacientes, informar com simplicidade, competência profissional, faz o Lifecenter ser grande diferencial na área hospitalar em BH. Parabéns!

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