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Lifecenter conquista terceira comprovação de qualidade e segurança na pandemia


Postado em 17/12/2020




Neste mês, dezembro de 2020, o Lifecenter conquistou a recertificação da maior classificação concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A entidade é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Além disso, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade de saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

A qualidade e a segurança do Hospital Lifecenter são, mais uma vez e consecutivamente, comprovados pela auditoria externa. Isto é, mesmo antes de um paciente ser acolhido, todos os procedimentos da gestão hospitalar até se chegar à área médica são criteriosamente pensados e executados seguindo indicadores e protocolos com comprovada eficiência para o suporte à vida.

Reconhecimento de segurança e qualidade em plena pandemia


Para uma instituição de saúde passar por uma auditoria em plena pandemia é desafiador. Mas, se pensar que quando os primeiros casos da COVID-19 foram confirmados no Brasil o Lifecenter conquistou dois outros reconhecimentos, já era de se esperar que a qualidade seria mantida durante o ano todo.

A primeira conquista veio da Joint Commission International (JCI), que identifica, mede e compartilha as melhores práticas de qualidade e segurança do paciente no mundo. A segunda, teve ainda mais peso, em um cenário nacional com carência de leitos de máxima eficiência, as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Lifecenter tiveram qualidade reconhecida pelo selo Top Performer pelo 4º ano consecutivo.

Por conta da pandemia a auditoria da ONA foi on-line, mas, nem por isso, menos rígida. Camila Melo, coordenadora do Serviço de Gestão da Qualidade do Hospital Lifecenter, conta que, para a primeira vez da aplicação da metodologia 100% remota, o monitoramento não deixou nada a desejar da visita presencial. “Eles conseguiram avaliar todos os pontos necessários com bastante observância aos detalhes. Foram realizadas reuniões virtuais com compartilhamento de tela. Nessas ocasiões, as áreas apresentaram todos os documentos e relatórios necessários para comprovar a atuação. Em alguns momentos as áreas foram observadas, com transmissão ao vivo, para comprovar as evidências dos registros”, relata.

Padrão de qualidade e garantia de segurança na pandemia


Na verdade, o desafio maior do ano foi priorizar as demandas da pandemia sem deixar de lado as ações de qualidade e foco em gestão. Camila conta que, “como a cultura organizacional de melhoria contínua já estava bastante arraigada na equipe, a chama não se apagou”. Tudo isso é reflexo de anos de dedicação do Hospital Lifecenter e da equipe ao elaborar e seguir os indicadores internos, tendo ainda passado por sucessivas auditorias externas.

“Sem dúvida, na pandemia, tivemos um amadurecimento do nosso foco em melhoria contínua e segurança do paciente. Todos perceberam o quanto isso é prioridade na instituição e os reflexos são proporcionados no atendimento. Ao longo dos anos as pessoas e os setores foram incorporando esses ideais até virar uma cultura da empresa. Conclusão: no Lifecenter qualidade e segurança é meta de todos”, orgulha-se a líder do setor de qualidade.

E acha que o Hospital Lifecenter parou nas conquistas deste ano? Camila conta que, para 2021 o objetivo é manter a busca constante de melhoria e visar a renovação das certificações e acreditações.

Para o paciente, qual a relevância de um selo ou uma auditoria?


A cada ano de auditoria da ONA, o Lifecenter vai ampliando a sua lista de pontos fortes, conta Camila. Esse é mais um indício do amadurecimento da equipe, por meio da gestão hospitalar voltada para a cultura da qualidade. Cada item avaliado pela auditoria externa, significa um compromisso cumprido pelo hospital que culmina no bem-estar do paciente.

Entre os pontos forte do Hospital Lifecenter listados na acreditação da ONA em 2020 estão itens como:

>> Investimento em qualidade e a busca por padrões internacionais de qualidade. 

>> Investimento em tecnologia em prol da segurança do paciente.

>> Estruturação de ações para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

>> Investimento em treinamentos on-line (plataforma MedPortal).

>> Desdobramento de resultados e estratégias com as equipes através do quadro de gestão a vista e reuniões diárias.

>> Melhorias de processo.

>> Programa Cuidando de quem Cuida, desenvolvido pelo RH e fundamental nesse ano de pandemia.

>> Orientações aos pacientes por meio do Plano de Educação do Paciente e Familiar.

>> Compartilhamento do Boletim de Segurança Assistencial, com foco em fortalecer a cultura de segurança.
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Metodologia ONA


A avaliação e acreditação busca promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a instituição de saúde precisa comprovar que atende aos padrões definidos pela ONA. A acreditação ocorre após auditoria realizada pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES).

Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação serve como um instrumento de apontamento de melhoria e um termômetro das instituições de saúde para a sociedade.

O hospital acreditado passa a ter o direito de usar o Selo de Qualificação ONA durante a vigência da auditoria.

A maior classificação desse sistema é o ONA 3, que comprova a maturidade da gestão voltada para a melhoria contínua. Para isso, 100% da instituição de saúde é auditada. A acreditação do ONA 3 tem validade de três anos e é aferida nesse período uma vez por ano quando, aproximadamente, 80% da instituição de saúde é analisada para se atestar o merecimento de manutenção do selo. O Lifecenter, por exemplo, conquistou o selo ONA 3 em 2018 e passou pela segunda visita de manutenção em 2020.

Para atender a todos os requisitos e, mais do que isso, garantir o cumprimento dos indicadores internos, o setor da Qualidade do Lifecenter motiva as equipes e faz acompanhamentos mensais. A ideia é ter uma proximidade muito grande com as áreas e, caso necessário, fazer ajustes com a máxima celeridade. Em 2020, por conta da pandemia, o monitoramento interno foi em grande parte remoto.

Como saber se um hospital tem qualidade e segurança?


Você já parou para pensar como um hospital particular acompanha e até comprova a qualidade dos seus serviços? Além da própria experiência do paciente, a auditoria é um mecanismo transparente para aferir esses indicadores.

A auditoria pode ter como objetivo conceder uma certificação, quando são avaliados os processos e a gestão da organização. Por outro lado, também pode gerar uma acreditação. Nesse caso, são realizados testes de capacidade técnica, a fim de comprovar que a empresa é capaz de realizar o que se dispõe a fazer.

Certificações e acreditações são concedidas por auditorias independentes a partir de uma análise criteriosa. Além dos atendimentos aos pacientes, os bastidores são detalhadamente verificados, afinal, eles são cruciais para a oferta final do serviço médico. É por isso que, normalmente, a auditoria analisa toda a jornada no paciente. Em primeiro lugar, como o hospital está preparado do ponto de vista humano e material para acolher o paciente. Em segundo lugar, como são os protocolos de atendimento, tempo de espera, qualidade do atendimento, recuperação, tramitação juntos as operadoras ou parte financeira, até que a alta do paciente.

O Hospital Lifecenter passa todos os anos por constantes processos de avaliação internos e externos. A cada ano a qualidade é comprovada pelos indicadores externos que, posteriormente, motiva a equipe a sempre buscar as melhores práticas.

Como os indicadores refletem no atendimento médico?


Seguir indicadores permite a um hospital ter padrão em seu atendimento e acolher a todos com a mesma qualidade esperada. Da mesma forma, esses mesmos indicadores integram aos protocolos que permitirão maior segurança do paciente e de suas informações. Por outro lado, a equipe fica mais integrada e o resultado é a qualidade. Isto é, trata-se de um ciclo virtuoso, sempre com o foco no paciente.

Grandes empresas de diversos setores passam por procedimentos similares de auditoria. A diferença é pensarmos que a gestão de um hospital é algo extremamente complexo. Além de envolver vários setores que atuam simultaneamente, a vida envolvida, acima de tudo, amplifica a responsabilidade.

É por isso que para o setor de saúde a auditoria é tão importante. Ela comprova, por meio de evidência, a eficácia dos indicadores e protocolos definidos. Gestão eficiente de pessoas, insumos e recursos financeiros precisam ser alocados de forma sustentável para gerar resultado no atendimento do paciente.

Auditoria visa, portanto, melhorar os padrões de prática clínica e atestar, para a instituição e para a sociedade, a eficácia do serviço ali oferecido. Os indicadores são analisados de acordo com o padrão de atendimento esperado. Um hospital, como o Lifecenter, que possui um departamento de Qualidade atuante e passa ao longo do ano por diversas auditorias, os indicadores são acompanhados rotineiramente. Assim, os ajustes são feitos, quando necessário para a manutenção do padrão de segurança e qualidade. A auditoria hospitalar fecha esse ciclo, comprovando o desempenho ou identificando oportunidades de melhoria.

Conquistas anteriores


Acesse https://hospitallifecenter.com.br/sobre/certificacoes e confira o que significa cada um dos reconhecimentos abaixo.  

>> Joint Commission International (JCI)

>> ONA - nível 3: acreditado com excelência

>> EPIMED - uti top performer

>> IBES - selo radar de excelência

>> Projeto Angels
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