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    Na luta contra a COVID-19, Lifecenter passa a monitorar pacientes também à distância


    Postado em 10/06/2020


    No Hospital Lifecenter, a tecnologia da informação tem sido uma grande aliada para o tratamento de pacientes com suspeitas de COVID-19. Desde o início da pandemia, um sistema de inteligência artificial, batizado como Robô Laura, está disponível no site e nas redes sociais do hospital.

    Ele é utilizado para tirar dúvidas e fazer uma avaliação inicial dos sintomas relatados pelos pacientes. E, dependendo do resultado, a pessoa pode ser orientada a realizar uma Vídeo Consulta, que esclarece se é melhor ficar em casa em isolamento observando os sintomas ou ir até o Pronto Atendimento (PA).

    Nós já contamos aqui no blog como funciona em detalhes a Robô Laura para triagem de pacientes com suspeita de COVID-19. A novidade é que agora o hospital colocou em operação a segunda fase do projeto. Trata-se do monitoramento remoto de pacientes.

    Para isso, as pessoas que foram classificadas pelo sistema nas faixas amarela e vermelha, independente se foram ou não atendidas no PA, recebem perguntas por meio do aplicativo WhatsApp sobre a evolução dos seus sintomas: febre, tosse seca, cansaço, entre outros.

    Prontuário para COVID-19 com inteligência artificial


    Todas as respostas são integradas automaticamente ao prontuário do paciente, permitindo uma atenção individualizada à distância, que previne a evolução para casos mais graves.

    Além disso, esse sistema de gerenciamento de riscos auxilia o hospital a manejar todos os seus recursos internos de modo a oferecer uma assistência de alto padrão, sobretudo, nesse momento de alta demanda por serviços médicos.

    Vale destacar que o Lifecenter é o primeiro hospital de Minas Gerais a implantar a Robô Laura, que opera com base em parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

    Como funciona o monitoramento remoto para a COVID-19?


    Quem pode ser monitorado pela Robô Laura via WhatsApp?
    >> Qualquer paciente que tenha passado pela triagem online de suspeita da COVID-19  da Robô Laura e que foi classificado nas faixas amarela e vermelha, independente se essas pessoas passaram ou não pelo PA.

    O que Laura quer saber?
    >> Por meio da resposta a diversas perguntas, a Robô Laura registra dia a dia a evolução dos seus sintomas: febre, tosse seca, cansaço, entre outros.

    Como essas informações são utilizadas?
    >> Todos os dados são integrados ao prontuário do paciente com suspeita de COVID-19, o que é muito importante para a equipe médica avaliar a necessidade de retornos, novos exames e demais acompanhamentos.

    O que vem por aí


    Conforme conta o gerente de tecnologia da informação do Lifecenter, Hudson Evangelista dos Santos, os dados demonstram o impacto positivo do sistema no atendimento aos pacientes e na previsão de demanda. “Temos planos de no futuro estender o atendimento da Robô Laura a todas as especialidades do hospital, beneficiando os pacientes com o melhor da medicina preventiva aliada à tecnologia”, afirmou.

    Tecnologia para salvar vidas 


    A Robô Laura tem ajudado instituições de saúde na identificação precoce dos riscos de agravamento do quadro de saúde dos pacientes. Por meio de soluções de inteligência artificial e tecnologia cognitiva, faz o gerenciamento de dados da rotina hospitalar e emite alertas para a equipe assistencial, consequentemente, melhora a capacidade preditiva, com previsões mais estáveis.

    Criada em 2016 por uma startup localizada no estado do Paraná, a robô já analisou cerca de 2,5 milhões de atendimentos e reduziu em 25% a taxa de mortalidade hospitalar. Com isso, estima-se que o sistema ajuda a salvar uma média de 12 vidas por dia.

    Nossa missão é cuidar da sua saúde


    A Robô Laura está sempre pronta a ajudar a identificar os sintomas que você esteja sentindo e a orientar quando é necessário procurar ajuda médica. O sistema pode ser acessado na página inicial do site do Lifecenter.

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    EuRZsbSodIALzq 05/07/2020 07:48:27

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    IuCfqVBkWxOgzJt 05/07/2020 07:49:00

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