Hospital Lifecenter | Blog
Serviços Hospitalares
  • Consultas e exames
  • Pronto Atendimento
  • Cirurgias e Procedimentos
  • Diagnóstico e tratamento de lesões intra cranianas
  • Embolização de tumores benignos e malignos e mal formações vasculares
  • Laboratório de Hemodinâmica
  • Terapia Intensiva
  • Internação Hospitalar
  • Especialidades Médicas
  • Anestesiologia
  • Arritmologia cardíaca
  • Cardiologia clinica
  • Cardiologia Intervencionista
  • Cirurgia bariátrica
  • Cirurgia buco-maxilo-facial
  • Cirurgia cardiovascular
  • Cirurgia coloproctologica
  • Cirurgia de cabeça e pescoço
  • Cirurgia de coluna
  • Cirurgia de joelho
  • Cirurgia de mão
  • Cirurgia de quadril
  • Cirurgia endovascular
  • Cirurgia geral e digestiva
  • Cirurgia ginecológica
  • Cirurgia hepato-bileo-pancreatica
  • Cirurgia otorrinolaringológica
  • Cirurgia plástica estética e reparadora
  • Cirurgia torácica
  • Cirurgia urológica
  • Cirurgia vascular
  • Clínica médica
  • Coloproctologia
  • Dermatologia
  • Eletrofisiologia cardíaca
  • Endocrinologia
  • Gastroenterologia e Nutrologia
  • Ginecologia
  • Hematologia
  • Hemodinâmica
  • Hepatologia
  • Infectologia
  • Medicina de urgência
  • Medicina Interna
  • Nefrologia
  • Neurocirurgia
  • Neurologia
  • Neurorradiologia
  • Oncologia
  • Ortopedia e traumatologia
  • Ortopedia Oncológica
  • Otorrinolaringologia
  • Reumatologia
  • Terapia intensiva de adultos
  • Urologia
  • Especialidades Multiprofissionais
  • Enfermagem
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Nutrição e dietética
  • Psicologia Clínica Hospitalar
  • Blog

    Painéis eletrônicos mostram indicadores e auxiliam atendimento multidisciplinar


    Postado em 11/05/2020


    O Hospital Lifecenter é uma instituição moderna que insere a tecnologia em seu dia a dia para oferecer um atendimento personalizado a seus pacientes e um sistema de trabalho moderno aos seus colaboradores.Você sabia que o hospital conta com painéis eletônicos com informações de todos os setores?

    É um sistema similar àqueles telões de atualização de voos em aeroportos, só que os dados são específicos de cada área e estão conectados com a jornada do paciente dentro do hospital. Tudo isso para garantir que o cuidado seja contínuo e as equipes permaneçam sempre integradas.

     “Atualmente trabalhamos com painéis operacionais, financeiros e assistenciais”, explica Hudson Santos, gerente de TI. “Os painéis são definidos por assuntos e auxiliam o colaborador na sua atividade diária para monitorar resultados ou pendências que precisam ser resolvidas”.

     A rotina dos atendimentos é muito dinâmica e torna-se mais fácil quando os indicadores são visíveis e de fácil acesso com os painéis eletrônicos.

    Dados e sua importância para gerenciamento hospitalar


    Ter controle sobre as informações do hospital é essencial para o seu funcionamento. O Ministério da Saúde recomenda que o monitoramento de fluxo de pacientes seja feito para “promover a permanente articulação do conjunto das especialidades clínicas e cirúrgicas, bem como das equipes multiprofissionais garantindo a integralidade do cuidado, no âmbito intra-hospitalar”. Essa medida desencadeia um atendimento mais rápido e melhor utilização de recursos hospitalares.

    O Hospital Lifecenter busca sempre ser referência ao se adequar às novas tecnologias para trazer diferentes avanços nos cuidados e atender, da melhor forma possível, os pacientes e seus acompanhantes e a equipe multidisciplinar.

    Atender sempre melhor pacientes que buscam auxílio


    Em situações de risco à saúde, o paciente e um possível acompanhante já estão sob muito estresse. O objetivo do Hospital Lifecenter, além de oferecer cuidados médicos, é garantir que o paciente receba maior qualidade de atendimento em rapidez e respostas, ao mesmo tempo em que é acolhido de forma humanizada.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, além de efeitos diretos em controle de estresse, o bom gerenciamento hospitalar envolve a segurança dos pacientes. Isto é, investimentos em tecnologia, treinamento e higiene são práticas que reduzem danos, previnem a dor e o sofrimento evitáveis e ainda geram economia de recursos.

    Multidisciplinaridade no atendimento médico


    O Hospital Lifecenter possui uma equipe multidisciplinar composta por médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, entre outros, dedicados a acompanhar todo o tratamento do paciente durante a internação. Eles ficam integrados com o uso dos painéis, que são um complemento das reuniões de discussões de caso. A atualização dos painéis em tempo real aumenta a segurança e também melhora o diálogo entre diferentes especialidades.

    Que dados os painéis eletrônicos oferecem e como auxiliam a rotina do Hospital Lifecenter?


    “A ideia é trabalhar com os painéis ‘limpos’, ou seja, se tem informação, tem pendência”, esclarece Hudson sobre a área operacional. Alguns exemplos de pendências rotineiras que surgem são solicitação de vagas, gestão de filas e serviços de higienização.

    Já para a assistência na jornada do paciente no hospital, o formato é de checklist e mostra tudo o que já foi feito e o que ainda está pendente: checagem de medicamentos, escalas, evoluções, prescrição, informações fornecidas e registradas pelos médicos etc.

    “Como aquela informação do painel é mesma para todos, há uma unificação no conceito e todos estão vendo os mesmos dados em qualquer local que o painel for acessado”, explica ele sobre as equipes multidisciplinares. “Dessa forma há uma visão única do cuidado do paciente”, conclui.

    Cuidados de nutrição para pacientes em internação


    A supervisora de nutrição, Bruna Soares, exemplifica o uso prático dessa tecnologia em seu setor. Ela explica que os painéis eletrônicos contêm dados de grande importância para o atendimento individualizado: número de atendimento e número da prescrição para conferência da informação, se necessário, e confiabilidade dos dados, assim como dieta prescrita e observações médicas.

    Essa medida, de acordo com ela, facilita a comunicação entre setores de internação e a copa, o que torna o processo mais efetivo. “Com a inclusão do painel, as informações chegam até a copa mais rápido, sendo então mais ágil o processo de entrega da refeição. Diminuiu assim o tempo total entre a prescrição da dieta, a chegada da informação à copa, o preparo da refeição e a entrega ao paciente. Outra vantagem é a segurança da informação, diminuindo a ação humana e possíveis erros de comunicação”.

    Esse é apenas um dos vários setores que contam com as inovações dos painéis para acompanhar a jornada do paciente.

    Próximos passos


    O Hospital Lifecenter está sempre em busca de oferecer um atendimento individualizado e de garantir a segurança do paciente, e os próximos passos visam aumentar ainda mais a implementação dessa tecnologia em favor de todos.

    O futuro dos painéis eletrônicos visa possibilitar que pacientes e acompanhantes tenham uma comunicação ainda mais direta com a equipe multidisciplinar e tenham solicitações atendidas. Além disso, acrescenta Hudson, o objetivo é aumentar a interação com conteúdo dinâmico, pois “dessa forma levaremos mais informações aos colaboradores, pacientes, médicos e visitantes”.

    Por tudo isso: pensou em saúde, pensou Lifecenter.

    Gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos e familiares nas redes sociais.

    Também estamos nas redes sociais. Acompanhe o Hospital Lifecenter no Instagram, Facebook e Linkedin.
    Este post possui 0 comentários.
    tucapeqoqo 15/05/2020 04:06:49

    Aguardando Moderação

    yuxahesac 15/05/2020 04:27:51

    Aguardando Moderação

    ifufawewupos 15/05/2020 04:49:12

    Aguardando Moderação

    axulaxurzuami 15/05/2020 05:09:55

    Aguardando Moderação

    Deixe um Comentário